Nacional INSS sensibiliza massa laboral a se inscrever no sistema

INSS sensibiliza massa laboral a se inscrever no sistema

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), está a desencadear acções de sensibilização e consciencialização a nível nacional, dos empregadores e trabalhadores nas empresas e outras unidades de produção, sobre as vantagens de se ingressarem no sistema, como forma de dar suporte ao futuro social dos seus dependentes.

Outro ponto focal na necessidade do ingresso no sistema, é de garantir que a actual fase profissional do trabalhador tenha em consideração um leque de benefícios que o INSS oferece aos beneficiários no âmbito das reformas e melhoria dos serviços em curso.

De referir que, na semana que decorreu até 15 de Junho, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) lançou no seu sistema 3.311 novos beneficiários, de 167 empresas resultado de 88 palestras ministradas ao longo do país, com empregadores ou entidades patronais e os respectivos trabalhadores.

No entanto, segundo o Jornal Notícias, insistências tem sido feitas junto ao Ministério do Trabalho, relativamente aos benefícios que só chegam aos trabalhadores caso as respectivas empresas inscrevam e canalizem as suas contribuições e os montantes que descontam dos salários dos trabalhadores ao sistema de segurança social.

Actualmente, o INSS observa a taxa contributiva de 7 por cento, sendo que os empregadores contribuem com 4 por cento, enquanto e os trabalhadores são responsáveis pelos restantes três, descontados directamente do seu salário.

Note-se que para além das palestras realizadas, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), te desencadeado nos trabalhos dos recuperação das contribuições não encaminhadas.