Politica Filipe Nyusi escala Namíbia

Filipe Nyusi escala Namíbia

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O Candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo, Filipe Nyusi, e o Presidente da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, falaram recentemente da paz em Moçambique, na Namíbia, e em toda a região continental.

Segundo eles, desde a proclamação da sua independência a Namíbia vive uma paz efectiva enquanto Moçambique é assolado por focos localizados de banditismo levados a cabo a por homens armados da Renamo.

Em relação a Moçambique as duas partes anotaram que o despontar de recursos minerais como o carvão, o petróleo, o gás natural e outros deve constituir factor dinamizador para o crescimento económico e também factor de união e coesão dos moçambicanos.

Falando em conferência de imprensa Filipe Nyusi disse que as partes manifestam a sua prontidão em continuar a trabalhar juntas para a consolidação da paz e aprofundamento da democracia.

Durante a sua permanência em Windhoek o candidato da Frelimo visitou o Museu Nacional que em Moçambique teria a equivalência do Museu da Revolução. É lá onde se guarda a história da luta da Namíbia desde os tempos da colonização alemã e sul-africana até aos dias que correm.

“Fomos lá perceber a história da Namíbia e queríamos perceber o percurso deste país até aos dias de hoje  e frisamos que temos uma história de opressão em comum e somos pela continuidade dos ideais do bem-estar e do desenvolvimento dos

Nyusi disse ter alcançado os objectivos pretendidos com as autoridades locais com eles pode estabelecer parâmetros para o prosseguimento e consequente consolidação das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

De referir que acompanharam o candidato presidencial a Namíbia Alcinda Abreu, membro da Comissão Política da Frelimo, e ainda os membros do Comité Central Celso Correia, António Niquice, Oswaldo Petersburgo e Catarina Dimande. Integrou ainda a delegação o embaixador de Moçambique na África do Sul, Fernando Fazenda.