Sociedade Saúde Ainda este ano Moçambique terá novo medicamento para curar epilepsia

Ainda este ano Moçambique terá novo medicamento para curar epilepsia

Moçambique poderá ainda este ano ter um novo medicamento para curar a epilepsia através de um programa que vai abranger na fase inicial apenas quatro distritos em cinco províncias.

Trata-se das províncias de Nampula, Gaza, Sofala, Zambézia e um distrito na província do Niassa e já contam com médicos psiquiatras e neurologias.

 O objectivo é, simultaneamente, iniciar o programa de tratamento em zonas rurais com um tipo de comprimido chamado por Monoterrapia, invés dos vários anti-epilépticos até agora usados no país.

 A directora do Programa Nacional de Saúde Mental, no Ministério da Saúde, Lídia Gouveia, disse que a ideia é introduzir o tratamento com um comprimido, fazendo ao mesmo tempo pesquisa eficiente do mesmo no contexto moçambicano.

 A epilepsia é um problema de Saúde Pública tendo em conta que tem uma prevalência de 3,4 por cento dos 23 milhões de habitante de Moçambique. Ela afecta pessoas de todas as idades com destaque para crianças.

 A doença manifesta-se com maior expressão, sobretudo, quando se está perante um caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pois os seus efeitos podem levar ao desenvolvimento da epilepsia na fase adulta.

 Sobre saúde mental na Segunda Reunião Nacional, estão presentes técnicos do sector em representação de todas as províncias e debatem-se problemas relacionados com a Saúde Mental no Geral e a busca de soluções para melhorar a sua intervenção.

Entretanto, o maior enfoque do evento teve a particularidade de privilegiar o lançamento do programa para o combate da lacuna no tratamento da epilepsia.