Nacional Vigilância Marítima no Indico: Exercício “OXIDE” junta três países

Vigilância Marítima no Indico: Exercício “OXIDE” junta três países

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Moçambique, África do Sul e França estão desde ontem em manobras militares de vigilância marítima conjunta, denominadas “OXIDE”, no Canal de Moçambique. Um comunicado de imprensa da Embaixada Francesa recebido na nossa Redacção refere que o exercício militar é de âmbito bilateral entre a França e a África do Sul, mas desta vez associa Moçambique.

Trata-se de exercícios que têm como objectivo consolidar a cooperação entre as marinhas dos países da região na luta contra a pirataria e outras ameaças. Segundo o documento, marinheiros moçambicanos participam no exercício a bordo até ao próximo dia 6 de Setembro, sendo que dois marinheiros nacionais poderão prosseguir com a formação até às Ilhas Reunião.

Os objectivos gerais do Exercício passam pela planificação e condução de exercícios aéreos, marítimos de superfície e submarinos no âmbito da vigilância do Canal de Moçambique. Para o efeito, a França põe à disposição um helicóptero Panther AS565 e a fragata “Le Nivôse”.

A fragata é o terceiro de uma série de seis navios da mesma classe construído nos estaleiros “Chantiers de l´Atlantique” em Saint-Nazaire entre 1990 e 1993. O Nivôse é o quarto navio da Marinha francesa a ser assim chamado depois de uma canhoneira do fim do século XVIII, um submarino em 1907 e um navio de reabastecimento da II Guerra Mundial.

A fragata é comandada pelo General Jean-Francois Hogard, das Forças Armadas Francesas para a zona sul do Oceano Índico.