Nacional Número de crianças e mulheres violadas baixou no centro de Moçambique –...

Número de crianças e mulheres violadas baixou no centro de Moçambique – polícia

O número de mulheres e crianças violadas sexualmente por empregados domésticos ou familiares caiu no primeiro semestre de 2013 na província de Sofala, centro de Moçambique, disse fonte policial citada pela agência Lusa.

Estatísticas da polícia em Sofala, apontam para uma “redução minúscula” de ocorrências de violação sexual, com registo de 24 casos, de Janeiro a Junho deste ano, contra 27 recebidos no período homologo de 2012.

“Além de violações registámos três casos de estupro no primeiro semestre de 2013, contra igual número do mesmo período do ano transacto e vários homens foram detidos em conexão”, disse à Lusa Mateus Mazibe, porta-voz do Comando da polícia de Sofala.

Ainda segundo a polícia, a cidade da Beira, e os distritos de Dondo, Buzi e Caia foram os que registaram maior número de caso de violação sexual, com motivos que vão do obscurantismo ao mito de que manter cópula com virgens cura o HIV/Sida.

“Por isso, continuamos a apelar (para que), na ausência dos pais, as crianças devem ser deixadas a cuidado de pessoas responsáveis, e não confiar em empregados domésticos, sobretudo jovens”, explicou Mateus Mazibe.

Entretanto, sobre a violência doméstica, sobretudo física, psicológica, alimentar e material, a fonte admitiu também uma queda de casos registados, face a expansão dos gabinetes ao nível distrital e palestras educativas sobre os prejuízos da violência na sociedade.

RM