Internacional Com Mandela doente, Obama já está na África do Sul

Com Mandela doente, Obama já está na África do Sul

O presidente dos EUA, Barack Obama, chegou na noite desta sexta-feira (28) à África do Sul, para uma visita já programada, no meio da expectativa gerada pelo estado de saúde do ex-presidente Nelson Mandela, ícone da luta contra o apartheid e o racismo.

A caminho do país, Obama disse que não vê necessidade de tirar uma foto ao lado de Mandela, de 94 anos, que se encontra hospitalizado em estado crítico em Pretória.

‘Veremos como está a situação quando aterrarmos. Não preciso de uma foto com ele. A última coisa que quero é ser inoportuno num momento de preocupação familiar’, afirmou Obama a bordo do avião presidencial Air Force One.

Obama chega à África do Sul numa visita que já estava programada, após concluir uma viagem ao Senegal que teve como foco melhorar a segurança alimentar e promover as instituições democráticas.

A Casa Branca espera que o périplo africano do democrata sirva como resposta ao que alguns veem como anos de negligência por parte do governo do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Antes de deixar Dacar, Obama tinha agendado um encontro com agricultores e empresários locais para discutir as novas tecnologias que estão a ajudar os agricultores e suas famílias na África Ocidental, uma das regiões mais pobres e mais propensas à seca do mundo.

Mas é Mandela que vai dominar o dia do presidente, mesmo antes da sua chegada a Johanesburgo.

Questionada na quinta-feira se Obama faria uma visita a Mandela, a Casa Branca disse que será uma decisão da família.

“Vamos atender completamente os desejos da família Mandela e trabalhar com o governo sul-africano no que diz respeito à nossa visita”, disse o vice-conselheiro de segurança nacional Ben Rhodes a repórteres no Senegal.

“O que a família Mandela considerar adequado é o que estamos focados em fazer em termos da nossa interacção com eles.”

Obama considera Mandela, também conhecido como Madiba, como um herói. Independentemente de um encontro, as autoridades disseram que a viagem serviria principalmente como uma homenagem ao líder da luta contra o apartheid.

“Eu tive o privilégio de conhecer Madiba e falar com ele. E ele é um herói pessoal, mas eu acho que não sou o único que pensa assim”, disse Obama na quinta-feira. “Se e quando ele partir deste lugar, uma coisa que eu acho que todos nós vamos saber é que o seu legado vai se prolongar ao longo dos tempos.”

O presidente dos EUA não tem eventos públicos programados. Ele poderia ir para o hospital. Durante a viagem, Obama deve visitar Robben Island, onde Mandela passou anos na prisão.

RM