Sociedade Meio Ambiente Munícipio de Maputo: Recolha de lixo vai melhorar

Munícipio de Maputo: Recolha de lixo vai melhorar

Trata-se do Consórcio Mota-Engil Engenharia e Construção, uma empresa de origem portuguesa com uma larga experiência na área de recolha de lixo, que venceu o concurso lançado pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) para o efeito.

Neste momento, aguarda-se pela validação do concurso pelo Tribunal Administrativo. Enquanto isso, a firma está a mobilizar os equipamentos para brevemente entrar em acção, afirmou João Agostinho Mucavele, director da Área dos Resíduos Sólidos Urbanos no CMCM.

A recolha de lixo nas zonas suburbanas da cidade de Maputo continuará sob gestão da EnviroServ, empresa que actualmente faz este trabalho em todo o município de Maputo. Assim passarão a ser duas empresas a trabalharem neste sector a nível da capital.

Mucavele disse a nossa fonte que com a entrada em acção da nova empresa, a capacidade de resposta da edilidade na recolha de resíduos sólidos vai aumentar, pois a empresa possui o perfil necessário. “A Mota-Engil apresentou melhor projecto, melhor qualidade técnica, melhor preço e é igualmente uma empresa com longa experiência na gestão de resíduos sólidos urbanos em Portugal, o que dá garantias de que será feito um bom trabalho”, considerou Mucavele.

Todavia, como disse, os munícipes têm o dever de colaborar de modo a tornar visível o trabalho que a edilidade está a fazer. Aquele responsável pediu mudança de atitude da parte de cidadãos que colocam entulho de construção e outros materiais incompatíveis nos contentores e ainda ateiam fogo, concorrendo esta situação para a rápida degradação dos mesmos. Cerca de 90 por cento dos contentores plásticos colocados na cidade foram destruídos por fogo provocado pelos utentes.

Munícipio de Maputo: Recolha de lixo vai melhorar

Encerramento da Lixeira de Hulene

Já está em curso o processo de encerramento do aterro sanitário de Hulene. Neste momento, há uma consultoria para ajudar o Conselho Municipal a produzir termos de referência com vista ao lançamento de um concurso para apurar a companhia que fará o encerramento em definitivo da lixeira que se encontra numa fase de saturação.

“Há máquinas a trabalhar no local, a abrir as ruas e a fazer outras actividades de modo a facilitar o seu encerramento”, acrescentou Mucavele.

Será a empresa contratada a dizer que tratamento deverá ser dado ao lixo depositado no aterro de Hulene.

Por outro lado, estão a decorrer actividades no novo aterro sanitário de Matlemela na Matola, num trabalho conjunto dos conselhos municipais de Maputo e da Matola.

 

Jornal Noticias