Sociedade Criminalidade Hipocrisia e intolerância dos partidos é a causa da tensão

Hipocrisia e intolerância dos partidos é a causa da tensão

Os bispos católicos consideram que a hipocrisia dos partidos políticos pode ser uma das principais causas do conflito de Muxúnguè. Segundo uma carta pastoral onde analisam a situação do país, os religiosos dizem não poder fechar os olhos a tais situações que põem em causa a preservação da paz no país.

“Não estarão ameaçadas a democracia e a paz, quando temos a impressão de assistirmos a um renhido antagonismo e a uma falta de diálogo e de tolerância entre os dois partidos mais fortes, com tendência de se denegrirem reciprocamente, ao ponto de não mais poderem ver e apreciar adequadamente os aspectos positivos que acontecem no seio do outro?” diz a carta, que acrescenta “nos partidos pode-se perceber uma certa divergência, é caso para perguntar: não estarão os partidos, senão todos, pelo menos uma boa parte deles, longe de ter uma democracia interna? Não estaremos diante de um paradoxo de partidos que retoricamente declaram-se defensores da democracia mas, efectivamente, na sua práxis interna e habitual são autoritários? Não é a elite desses partidos, que tende a impor aos demais as próprias ideias e interesses, constrangendo a maioria dos seus membros a ter que se contentar e seguir a disciplina traçada pela elite? Não terão muitos membros dos partidos medo de expressar a própria opinião, quando difere daquela da elite dirigente? Serão consistentes e sustentáveis uma democracia e uma convivência pacífica assentes no medo de pensar diferente e de expor publicamente o próprio pensamento?”. Por isso lançam a receita para um país em paz.

“A democracia e a paz só estarão garantidas se houver uma efectiva transformação dos partidos, para que sejam não somente retóricos mas verdadeiramente democráticos, a partir do seu interior”, lê-se na carta.