Economia Zambezia – Zélia Horácio: Destacada na defesa dos Direitos da Criança

Zambezia – Zélia Horácio: Destacada na defesa dos Direitos da Criança

Desde o ano 2000 trabalha no distrito de Morrumbala, na província da Zambézia. Naquele distrito, localizado no vale do Zambeze, criou e chefia o Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência. As comunidades de Morrumbala consideram-na uma grande lutadora e defensora dos Direitos da Criança, por isso desde o ano 2000 tem vindo a destacar-se no desmantelamento de casamentos prematuros, agressões físicas a mulheres e crianças e tráfico de menores, crimes em que, ela própria, envolve-se tenazmente para repor a justiça, mesmo que isso lhe custe várias ameaças por parte dos protagonistas.

Em reconhecimento a esse trabalho, a organização não-governamental Visão Mundial atribuiu a ela semana passada uma condecoração, numa cerimónia que teve lugar no pátio do Comando da sede distrital de Morrumbala. O acto foi testemunhado por altos dirigentes do Executivo local, da Visão Mundial, Parlamento Infantil, Liga dos Direitos Humanos e uma centena de populares.

Entre um coração cheio de satisfação e olhos cheios de lágrimas por causa da emoção que se apossou dela no momento, Zélia Horácio disse que está desde Junho do ano 2005 a advogar pelos Direitos da Criança. Vezes sem conta investigou e apurou casos de violação sexual da rapariga, agressões físicas protagonizadas pelos pais e casamentos prematuros de raparigas organizados pelos progenitores à troca de bens materiais, entre outras atrocidades.

Segundo ela, há muitos casos de violência doméstica no distrito de Morrumbala, alguns dos quais violentos, nomeadamente de violação sexual, pais que não dão alimentos e abrigo aos seus filhos e abandono dos petizes. Aliás, em Morrumbala há dois anos haviam muitas crianças concentradas na zona comercial a pedir dinheiro e comida a quem fosse, fenómeno que, entretanto, já reduzido drasticamente.

Zambezia – Zélia Horácio: Destacada na defesa dos Direitos da Criança

Parlamentares de Palmo e Meio Encorajam

Entretanto, os parlamentares de “palmo e meio” dizem que deveria haver mais “titias Zélias” em Morrumbala para ajudar a travar a violência contra as crianças. Por isso pediram às instituições governamentais e não-governamentais para um maior respeito pelos seus direitos, criando um ambiente mais são nos lares, escolas, unidades sanitárias e outros locais.

Zélia Horácio foi formada em 1989 no Centro Regional de Nhangau, na cidade da Beira. De regresso a Quelimane trabalhou algum tempo no Comando Provincial da PRM e mais tarde na 1ª Esquadra da capital provincial da Zambézia, tendo em 2000 sido transferida para o Comando Distrital de Morrumbala. No mesmo ano é criado o Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência.

O “activismo” pelos direitos da mulher e da criança no distrito de Morrumbala ganhou forma e despertou a consciência de muitas mulheres. Segundo ela contou, muitas vezes os homens reparam-na com estereótipo, ou seja; a mulher que anda a arranjar problemas para as suas casas.

Afirmou que no trabalho que realiza de investigação de casos de violência doméstica está lá inclusa a componente de sensibilização aos homens e mulheres. “Tenho explicado que este não é exclusivamente um gabinete para mulheres mas também para os homens. Durante estes 13 anos da existência do gabinete apenas um homem veio se queixar de ter sido agredido pela própria esposa”, disse.

Os seus colegas também reconhecem o trabalho que desenvolve e lhe têm prestado apoio necessário para que enfrente de forma abnegada os desafios que tem pela frente no combate ao crime.

Sem ambições para grandes cargos de chefia, afirma que a sua maior preocupação é a demora na promoção, indicando que a última vez que isso aconteceu foi no ano 2000.

Entretanto, Zélia Horácio é a segunda pessoa condecorada pela Visão Mundial. No ano passado foi o régulo Chilu, ainda no mesmo distrito. A Visão Mundial foi representada no acto pelo seu embaixador de boa vontade, o músico Edú.