Início » Sociedade » Segurança » Navios de guerra indianos escalam Moçambique

Navios de guerra indianos escalam Moçambique

No quadro de cooperação internacional sobre a segurança marítima, dois navios da Marinha de Guerra indiana prosseguem uma escala técnica nos portos de Maputo e Pemba, entre os dias 2 a 9 de Novembro corrente.

Navios de guerra indianos escalam Moçambique
Trata-se de dois vasos modernos sendo um polivalente para apoio logístico a vasos de guerra no alto-mar e outro especificamente para combate que estiveram em exercícios conjuntos entre África do Sul, Índia e Brasil, que tiveram lugar no país vizinho.

Durante a escala técnica de 6 dias no país, a tripulação tem agendado encontros com as autoridades de Defesa Nacional de Moçambique, nomeadamente, o Ministro da Defesa Nacional, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e o Comando da Marinha de Guerra de Moçambique, respectivamente, Filipe Nyusi, General de Exército Pulino Macaringue e Contra Almirante Lázaro Menete, para além de realização de actividades culturais a bordo dos vasos de guerra, troca de experiências com a contraparte Moçambique e visitas a locais de interesse histórico, cultural e turístico.

O Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyusi falando a bordo do `DELTHI´ (vaso de guerra indiano) onde recebeu honras militares e teve um almoço de confraternização, disse que a passagem dos navios de guerra daquele país é uma demonstração da cooperação existente entre Moçambique com o mundo no domínio de combate a pirataria marítima e outras actividades ilícitas praticadas no mar.

De recordar que a recuperação do navio de pesca `VEGA 5´ sequestrado junto com a sua tripulação nas águas nacionais, em 2010, foi graças à intervenção da marinha de Guerra indiana.

Contribua com o seu comentário.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>