Nacional Empresa de Guebuza lidera consórcio que comprou Riopele

Empresa de Guebuza lidera consórcio que comprou Riopele

Foi lançado nesta quarta-feira, na cidade de Maputo, o projecto Agro-Industrial do Mozambique Cotton Manufacturers Indústrias Têxteis (MCM), que pretende voltar a colocar no activo a indústria têxtil – Riopele.
Empresa de Guebuza lidera consórcio que comprou Riopele
O projecto pertence a um consórcio constituído pela Intelec Holdings – empresa liderada por Salimo Abdula, mas que tem como um dos accionistas o chefe de Estado, Armando Guebuza, pela Mundotêxtil, pela Mundifios e Crispim Abreu, companhias portuguesas.

Os novos donos da Riopele prometeram que dentro de um ano, a MCM estará a produzir fio e atoalhados de felpo em cru que serão exportados na totalidade para fora do país. Nesta fase serão investidos 15 milhões de dólares norte-americanos.

Na fase conclusiva espera-se que a unidade esteja completa com serviços de tinturaria, tecelagem, confecção e acabamentos e com a implantação de um pólo industrial preparado para acolher até 150 pequenas e médias empresas, preferencialmente moçambicanas (leia-se: produção de zips, botões, cores, entre outros).

Na sua apresentação, o presidente da Intelec Holdings referiu que o empreendimento tem a matéria-prima (neste caso o algodão) em Moçambique, em quantidade e com qualidade ao nível dos padrões internacionais, que indubitavelmente pode cotar-se entre o melhor no mercado internacional.