Sociedade Transportes Polícia anuncia retomada da fiscalização de licenças dos transportes semi-colectivos

Polícia anuncia retomada da fiscalização de licenças dos transportes semi-colectivos

Chapas 15lugares.jpg
Arranca em Setembro próximo, na cidade de Maputo, a campanha conjunta da Polícia de Trânsito (PT) e de outros ramos da Polícia de República de Moçambique (PRM) bem como da própria Polícia Municipal (PM), para a fiscalização da licença dos transportes semi-colectivos de passageiros, anunciou a Polícia Municipal da capital do país.

A fiscalização ou a exigência de licenças aos automobilistas não licenciados para actividade de transporte semi-colectivo está interrompida desde o ano passado, depois das manifestações populares  realizadas em Maputo e Matola, em protesto contra a crise de transportes nestas duas cidades municipais e contra a carestia de vida.

Foi na ocasião que inclusivamente alguns proprietários de carrinhas de caixa aberta ou camiões sem licenças para a prática de actividade de “chapeiros” foram permitidos transportar os passageiros como forma de minimizar a crise de transportes que até agora prevalece.

O porta-voz  e chefe do Departamento de Relações Públicas do Comando da Polícia Municipal de Maputo, Lázaro Valoi, disse em exclusivo nesta segunda-feira à Reportagem do Canalmoz, que neste momento está em curso, na Direcção Municipal dos Transportes, o licenciamento de viaturas de 15 lugares ou mais.
Segundo Lázaro Valoi, a Polícia vai começar a actuar sobre os automobilistas dos vulgos “chapa 100”, a partir de Setembro próximo, depois “do tempo de tolerância dado aos chapeiros”, sendo por isso que “quem for encontrado sem a licença, vai ser multado”.

A taxa de multa para os transportadores sem licença é, ainda de acordo com o porta-voz da Polícia Municipal da Cidade de Maputo, de 10 mil meticais.

Actualmente, segundo a nossa fonte, a Polícia não está a fiscalizar as licenças aos transportadores semi-colectivos. A fiscalização da Polícia neste momento incide sobre as faixas ou rotas, não importando se as viaturas são de caixa aberta ou fechadas ou ainda se oferecem ou não condições para transporte de passageiros.

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo, através da Deliberação nr.29/CM/2012, de 05 de Junho, determinou a retomada de licenciamento de viaturas de 15 lugares ou mais para o transporte semi-colectivo de passageiros.